13 sabado

 

0

Sugestão para o Programa do 13º Sábado

Você poderá adaptar esse programa de acordo com os horários da Escola Sabatina.

O BOM SAMARITANO

Atividade Para Ser Encenada pelas crianças

Por: Laurie Chance Smith

 

Organizar uma encenação com crianças pode proporcionar diversão e ser ainda uma atividade missionária que vale a pena. Escolha uma Bíblia em versão moderna e fácil de ler - Para lerem e encenarem a história, peça aos alunos, com antecedência, para trazerem alguns instrumentos musicais. Os instrumentos realçam mais essa atividade.

Embora essa atividade tenha melhor efeito quando apresentada de forma espontânea, ela requer alguma planificação por parte dos líderes. Certifique-se de que tem todos os materiais e de que os ajudantes estão prontos; assim, poderá também apreciar a interpretação das crianças nessa bela história.

As primeiras coisas primeiro

clip_image002

Leia para as crianças a história do Bom Samaritano, em Lucas 10:25-37. A seguir, pergunte a eles: O que é uma parábola? O que Jesus nos ensina nessa história? Vocês já ajudaram alguém que estivesse em necessidade? Depois, deixe que as crianças façam a encenação da história.

Grupos de trabalho

Organize grupos de trabalho para preparar os materiais e, de vez em quando, faça o rodízio entre eles para que todos possam participar de cada grupo.

Grupo 1 - O Caminho. Cole papel de embrulho (marrom) com fita adesiva sobre o piso ou uma mesa. Peça às crianças que desenhem pedras, grama, flores, borboletas e insetos no caminho.

Grupo 2 - A Hospedaria. Sobre outro pedaço de papel de embrulho (marrom), desenhe e corte uma janela na parte central. Em um dos lados, desenhe uma porta e a fechadura. A seguir, pintem os tijolos na parede. Para a apresentação, cole esse desenho sobre uma parede, uma escada ou o encosto de um sofá.

Grupo 3 - As pedras. Utilize papel de embrulho mais grosso (marrom) para fazer as pedras que estão no caminho. Pinte o papel na cor cinza ou verde e enrole-o formando pedras. Pode ser usada uma pedra grande para que os ladrões se escondam e saltem detrás dela quando o homem passar.

Grupo 4 - O jumento. Desenhe o jumento sobre papel cartão ou cartolina e recorte-o. Peça às crianças para pintá-lo. Desenhem os olhos, as orelhas, os cascos e coloquem uma corda ao redor do pescoço dele.

Atores

Para distribuir as partes, sorteie os nomes das crianças. Escreva os nomes em pedaços de papel, dobre-os e coloque-os em um recipiente. Agite o recipiente e depois comece a tirar os nomes para os diferentes personagens.

  • Narrador (1 ou duas crianças).
  • Homem assaltado pelos ladrões.
  • Ladrões (1, 2 ou 3 crianças).
  • Sacerdote.
  • Levita.
  • Samaritano.
  • Jumento (criança puxando o jumento).
  • Dono da hospedaria (1 ou 2 crianças).
  • Sons (determine o número necessário de crianças).

Vestimentas

As vestimentas são fáceis de fazer. Utilize pedaços de pano, feltro e cordões. Deixe que as crianças elejam o material e as cores que eles acham que combinem com seu personagem. A cor vermelha faz com que o samaritano se destaque e a cor marrom fica muito bem para o dono da hospedaria.

A encenação e os sons

Quando estiverem prontos para apresentar o tema, ajude as crianças a colarem o caminho sobre o piso com a fita adesiva. Coloquem as pedras ao longo do caminho e colem a fachada da hospedagem no final do caminho.

O narrador começa a ler a história e faz pausas para ouvir os sons - Permita que as crianças façam a apresentação com suas próprias palavras e que os encarregados dos sons escolham os instrumentos que vão usar. Por exemplo:

  • Para o homem que vai andando pelo caminho - bater pedaços de madeira um no outro, simulando otoc, tocdos passos de quem está caminhando e o som de triângulos para fazer o zumbido de insetos ao vento.
  • Para o ladrão saltando detrás da rocha - os tambores podem produzir sons fortes.
  • Para o sacerdote e o levita - som de sinos ou batida em um tambor.
  • Para o samaritano e o jumento - sininhos, xilofone ou piano de brinquedo.
  • Para o jumento que "leva" o homem ferido até a hospedagem - faça sons declip, clope o som de uma campainha ou sineta quando chegarem à hospedagem e cumprimentarem o dono.

No final da encenação, se possível, reúna as crianças e para tocarem juntos alguma música com os instrumentos.

A missão e o seu alcance

Essa parábola de Jesus ensina as crianças a serem bons vizinhos e a alcançarem outros. Junte os materiais, as roupas e os instrumentos e leve as crianças para fazerem a apresentação em um lar de idosos da comunidade. Diga às crianças para darem um bom testemunho entre os vizinhos e a agirem sempre como o bom samaritano, como Jesus nos ensinou.

Blog de bhjk : Dias Legalizados, 13 sabadoPoderá também gostar de:POSTADO POR MALU ÀS 22:08 0 COMENTÁRIOS Blog de bhjk : Dias Legalizados, 13 sabadoMARCADORES: 

DOMINGO, 21 DE MARÇO DE 2010

Informativo Mundial das Missões

Nossas ofertas do 13º Sábado de três anos atrás estão ajudando a contruir esta Clínica Médica na Universidade de Bugema na Uganda. Esta oferecerá tratamento médico não somente para os estudantes e membros da universidade mas também para a comunidade ao redor da escola, a qual não tem outra facilidade médica próxima.

image

Um sonho se realiza

Desiree estava em pé em frente à sua casa. Ela ajeitava nervosamente sua camiseta branca nova e saia azul-escura, enquanto esperava sua amiga Yvonne. Então, Yvonne virou a esquina e veio correndo em sua direção. 
- Depressa! - disse Yvonne toda feliz. - Vamos chegar cedo à escola para podermos sentar juntas na classe. 
Hoje é o primeiro dia de Desiree em sua nova escola. Ela é mais velha do que a maioria de seus colegas da primeira série, porque não pôde frequentar a escola no ano passado. Seu pai morreu e sua mãe precisou trabalhar muito para alimentar Desiree e irmãozinho, Fabrice. Yvonne pegou a mão da amiga e puxou-a em direção à escola que ficava no alto da montanha, perto de sua casa. 
A caminho da escola, as meninas encontraram outras crianças que conheciam. Logo, Desiree ficou tranquila e expressou a alegria que estava sentindo em seu primeiro dia de aula. Em pouco tempo, encontraram a sala de aula e fizeram fila próximo à porta. Assim que a professora chegou e convidou os alunos para entrar, as amigas seguraram as mãos bem forte. Encontraram uma carteira para duas pessoas e se sentaram. 
Desiree colocou as mãos sobre a carteira. Finalmente, o sonho de estudar estava se tornando uma realidade. Acariciou o uniforme que usava, igual ao que as outras garotas usavam. Ali era seu lugar! 
Desiree e Yvonne frequentam a Escola Adventista de Kigali, Ruanda. Metade das crianças da escola não é adventista do sétimo dia. Isso torna a escola um verdadeiro campo missionário, onde as crianças aprendem mais do que ler e escrever. Aqui as duas meninas e seus colegas aprendem que Jesus os ama e deseja ser amigo deles. 
Desiree está começando a entender o amor de Deus, porque alguém soube que ela desejava ir à escola, mas não tinha condições financeiras para comprar o uniforme. Certo dia, uma bondosa senhora bateu à porta de sua casa e a mãe atendeu. As duas senhoras conversaram por algum tempo e depois a mãe de Desiree a chamou e ela caminhou vagarosa e timidamente até a sala e se sentou perto da mãe. A visitante olhou para ela, sorriu e perguntou: 
- Você gostaria de ir à escola? 
- Sim, senhora -, Desiree respondeu baixinho, olhando para os pés descalços. 
- Você gostaria de frequentar a escola adventista que fica na montanha? - a senhora continuou perguntando. 
- Sim, senhora - ela repetiu, dessa vez, com a voz cheia de esperança. 
- Acho que podemos ajudá-la - a senhora disse sorrindo. 
Ela pediu que Desiree se levantasse e ela obedeceu. Pegou uma fita métrica de dentro da bolsa e colocou no ombro de Desiree, mediu a distância entre seus ombros, sua cintura e o comprimento da cintura até o joelho. Depois de cada medida, a senhora escreveu algo em um pequeno pedaço de papel. 
- Acho que podemos encontrar um uniforme do seu tamanho - disse, satisfeita. 
Pela primeira vez durante a visita da senhora, Desiree teve coragem de olhar em seu rosto. Viu um grande sorriso e se perguntou: Será que é verdade? Poderei ir à escola como as outras crianças para aprender a escrever, ler e fazer contas? A garota olhou para sua mãe e viu uma lágrima no rosto dela. Desiree sorriu. 
Uma semana depois, a senhora voltou. A mãe chamou Desiree e, quando ela entrou na sala, seus olhos se arregalaram ao ver aquela senhora carregando um embrulho de papel pardo, amarrado com barbante. 
- Isto é para você - a senhora disse, entregando o pacote à Desiree. 
- Obrigada - ela disse baixinho. 
Desiree segurava o presente como se pudesse quebrar seu conteúdo. 
- Abra - a senhora incentivou. 
Cuidadosamente, Desiree desamarrou o barbante e encontrou uma blusa branca e uma saia azul, seu novo uniforme escolar. Desiree fixou os olhos naquela roupa. Vou poder ir para a escola!disse para si mesma. Vou aprender a ler e escrever! Poderei, um dia, ajudar minha mãe a fazer compras! 
Obrigada - disse, mais uma vez, à senhora que tinha tornado seu sonho em realidade. - Obrigada por me ajudar a ir para a escola. 
Meninos e meninas, muitas crianças em Ruanda e em outras partes do leste africano não podem ir à escola porque seus pais não têm dinheiro para comprar o uniforme exigido. Mas podemos ajudar a tornar esse sonho em realidade. As crianças de todo o mundo darão hoje sua oferta do décimo terceiro sábado, e parte dessa oferta ajudará a comprar uniformes escolares para que meninos e meninas possam estudar. 
As crianças que estudam na Escola Adventista de Ruanda partilham sua fé em Jesus com seus colegas de classe e familiares. Por isso, um único uniforme pode ajudar uma família inteira a conhecer o amor de Deus. Vamos ajudar a contar ao mundo que Jesus os ama, colaborando com as crianças de Ruanda, hoje. 
Enquanto entregamos nossa oferta para ajudar outras crianças, os adultos também estão doando sua oferta do décimo terceiro sábado que ajudará outras pessoas a conhecer a Jesus. Os outros projetos são: 
Treinar líderes para o departamento infantil. 
Construir uma igreja multifuncional na Universidade Adventista da África Central, em Ruanda. 
Construir um hospital na capital do Burundi. 
Oremos para que nossas ofertas de hoje façam uma grande diferença na vida de crianças e adultos no Burundi e em Ruanda.

(Recolha a oferta.)

Programa do Décimo Terceiro Sábado

Se sua classe da Escola Sabatina for apresentar o programa do décimo terceiro sábado para os adultos: 
Ensaie um ou mais dos cânticos que estão no Manual do Professor ou no site www.adventistmission.org para cantar durante o programa ou enquanto as ofertas são recolhidas. 
Envie um bilhete aos pais lembrando do programa e incentive as crianças a trazer a oferta do décimo terceiro sábado, no dia 27 de março. 
Enquanto as ofertas são recolhidas, lembre a todos que as ofertas são doações para ajudar a divulgar a Palavra de Deus ao redor do mundo e que um quarto da oferta do décimo terceiro sábado será destinado à Divisão Centro-Leste Africana para ajudar a completar os projetos relacionados no mapa da contracapa da lição da Escola Sabatina. Além disso, lembre às crianças seu projeto especial de ajudar a comprar uniformes escolares para as crianças, que de outra forma não poderiam frequentar a escola em Ruanda. 
Se sua classe não for participar do programa especial com os adultos, apresente a história acima durante o momento do Informativo das Missões. 
Peça que as crianças tragam uma oferta especial no décimo terceiro sábado. Conte o dinheiro e informe às crianças quanto elas trouxeram durante o trimestre e quanto deram no décimo terceiro sábado. Elogie as crianças pelo que fizeram e permita que elas saibam que suas ofertas farão uma grande diferença na vida de outras crianças ao redor do mundo.

Blog de bhjk : Dias Legalizados, 13 sabadoPoderá também gostar de:POSTADO POR MALU ÀS 17:25 0 COMENTÁRIOS Blog de bhjk : Dias Legalizados, 13 sabadoMARCADORES: 

SÁBADO, 21 DE NOVEMBRO DE 2009

Idéias de Programas para Escola Sabatina

Queridos, visitem este link, lá tem alguns programas para a Escola Sabatina

computerkiddies_150

http://www.advir.com.br/es/auxiliares.htm

Blog de bhjk : Dias Legalizados, 13 sabadoPoderá também gostar de:POSTADO POR MALU ÀS 17:22 0 COMENTÁRIOS Blog de bhjk : Dias Legalizados, 13 sabadoMARCADORES: 

QUARTA-FEIRA, 17 DE JUNHO DE 2009

Escola Sabatina 13º Sábado

Blog de bhjk : Dias Legalizados, 13 sabadoSOMOS FLORES NO JARDIM DO PAI

Criação: Marizete Thomaz Adaptação: Malu Lacerda

Preparo: - Vasos de flores e crianças que vão entrar para colocar cada vaso no lugar determinado. Deixar a igreja sem flores e só coloca-las na abertura do programa.

- Preparar flores de cartolina, tendo no miolo escrito a palavra conforme encerramento. Uma flor bem maior com a palavra REINO ETERNO.

- Um rapaz vestido de Jesus que vai entrar com a palavra REINO ETERNOMomentos de Louvor: _______________________

Hino Inicial: 508 "Rumo à Escola Sabatina"

Oração Inicial: __________________

Abertura: ____________________

_ A Escola Sabatina de hoje vai enfatizar a necessidade das flores para haver um jardim. A igreja amanheceu sem flores. Está triste, porque as flores a tornam bela e atrativa. Por isso é importante haver flores enfeitando a casa do Pai.(à medida que os minutos forem correndo no relógio, as flores começam a entrar pela porta da igreja , neste momento entra a primeira pessoa com um jarro de flores e coloca no pedestal) e a igreja, a casa de Deus vai ficando mais bonita.E logo depois entram outras flores e mais outras (as pessoas vão entrando com as flores e colocando na frente da igreja) e quando olhamos novamente, olha a diferença: quantas flores enfeitando o jardim de Nosso pai, o Nosso Maravilhoso Deus!

_A igreja sem você é um jardim sem flor.Você é a flor que enfeita este jardim e sua presença é necessária para compor a beleza desta família. Cada flor tem sua cor, seu perfume, sua forma, nenhuma é igual à outra, todas são diferentes, mas juntas formam ramalhetes, arranjos e somente juntas conseguem ornamentar o ambiente.Você percebeu a sua importância neste jardim? No próximo trimestre deixe seu perfume exalar nos corredores da igreja! A direção da Escola Sabatina deseja sentir seu perfume a cada sábado neste jardim. Simplesmente porque você é a flor mais importante no Jardim do Pai! Simplesmente porque não há outro igual a você. Porque Deus o ama assim como é você!

MENSAGEM MUSICAL

INFORMATIVO: _____________________________A roseirinha torta: Havia um homem que admirava muito as rosas e por isso cultivava um maravilhoso roseiral em sua casa.Todos os dias ele regava aquele jardim e admirava as suas rosas, fiscalizando cada uma delas, retirando as folhas secas, os espinhos próximo à flor, adubava, retirava as ervas daninhas e aquele roseiral a cada dia ficava mais lindo, causando a admiração e elogios de toda a vizinhança. Um dia aquele homem fazia a sua inspeção de rotina e descobriu que havia uma roseirinha que estava crescendo torta e ele não gostou, mas decidiu esperar para ver se ela se endireitava, mas como isso não aconteceu, ele a arrancou e jogou para fora do muro de seu jardim.Um menino, vizinho daquele homem, jogava bola ali na rua e viu quando a roseirinha torta foi jogada na calçada e foi até lá, pegou a roseirinha torta, levou para sua casa e a plantou. Começou a cuidar dela com muito carinho, ela foi se desenvolvendo e dela ele tirou algumas mudas e foi plantando outras e mais outras roseiras, e todas começaram a florir, chamando também a atenção da vizinhança.Um dia, aquele homem percebeu que o jardim daquele menino estava muito mais bonito que o seu e resolveu dar uma espiada.Foi até lá e perguntou ao menino porque e como foi que ele fez aquele roseiral e porque estava mais bonito que o dele, o que ele usava, qual era o segredo.O menino nem acreditou naquela pergunta, mas já tinha a resposta certa para aquele homem.O menino respondeu:"O senhor se lembra daquela roseirinha torta que jogou fora porque era feia? Pois eu a peguei, plantei, coloquei uma varinha para apoiá-la, ela cresceu, deu muitas mudas e eu fui cuidando de cada uma delas, e as que nasciam tortas, eu fazia a mesma coisa: colocava uma varinha para escorar e ela se endireitava e hoje aí está o meu jardim!"O homem se afastou de cabeça baixa, envergonhado, porque desprezou aquela roseirinha torta, que deu tantas outras mudas e superou a beleza do seu jardim.E pensar que tudo começou com uma roseirinha torta.Ao redor deste mundo existem muitas roseirinhas tortas precisando de nossa ajuda. Existem pessoas carentes, necessitadas de alimento material e espiritual. Existem colégios sendo construídos para ensinar o amor de Deus para meninos e meninas, adultos e idosos, porque todos somos flores especiais para Deus.A sua parte você pode fazer, contribuindo com sua oferta a cada sábado na escola sabatina e uma oferta maior no 13º sábado, para que outras roseirinhas possam ser também ajudadas e cultivadas e um dia nos encontraremos todos no maravilhoso jardim dos Céus, onde não haverá nenhuma roseirinha torta porque todos seremos transformados e já não haverá mais sofrimento.Faça a sua parte e transforme o que estiver ao seu alcance.Que Deus nos abençoe!

MENSAGEM MUSICAL: __________________________

Estudo da lição: _______________________

MENSAGEM MUSICAL: ___________________________

Obs.: A pessoa que for cantar agradece a presença das visitas

ENCERRAMENTO: _______________________

A cada trimestre que começa todos fazem seus pedidos á Deus, fazem planos de trabalhar e participar mais nos trabalhos da igreja. Mas os dias vão passando e as promessas vão ficando para trás, porque a correria continua da mesma forma que foi no trimestre anterior. O que fazer então para mudar? Vamos montar aqui um jardim, com algumas flores que vão simbolizar o que precisamos para que o terceiro trimestre e os próximos também sejam diferentes, e ao colocar a última flor neste jardim, teremos a resposta à pergunta que fizemos: O que fazer para enfeitar e perfumar o jardim do Pai?

A primeira flor que necessitamos é o AMOR (entra a pessoa com a flor)A segunda flor é a OBEDIÊNCIAA terceira flor é a DISPOSIÇÃOA quarta flor é a DEDICAÇÃOA quinta flor é a ADORAÇÃOA sexta flor é a REVERÊNCIAA sétima flor é GRATIDÃO

Desta forma, tendo estas flores em nosso jardim, seremos: Amorosos à Deus, á igreja e aos irmãos; Obedientes á vontade do Pai; Dedicados á obra do Senhor; Adoradores fervorosos; Reverentes em toda a programação e Gratos ao Pai por nos permitir fazer parte de Seu jardim.

Tendo todas estas flores e sabendo cultivar cada uma delas nós conseguiremos a flor maior em nosso jardim: a Flor do REINO ETERNOE esta flor vem representada por Jesus, que disse:Entra Jesus com a flor REINO ETERNO, bem grande, coloca-a no centro e diz: _ "Na casa de Meu Pai há muitas moradas, por isso vou preparar-vos um lugar". Amigos, não dá pra viver sem JESUS. Aguardamos anciosos o dia em que O veremos nas lindas mansões que estão sendo preparadas para cada um de nós. Lindos jardins onde as flores não murcharão. Aguardamos o dia de emoção sem par, no qual teremos um belíssimo lar, entre colinas e vales formosos, donde se avista a cidade eternal.Teremos uma casa no alto do monte, com flores lindas em todo o jardim, aves cantando nas copas frondosas, rejubilando a vida sem fim.

Hino Final: 501 - Mansão sobre o monte

Oração Final: ___________________________


 

quinta 18 agosto 2011 17:18 , em iasd--tia karla



2 comentário(s)

  • Maria Lucia Mardones Wag mailto Ter 04 Set 2012 01:28
    olá, gostei de sua idéia para um programa vou usá-lo no proximo décimo terceiro sábado. gostaria de receber mais idéias de programas principalmente para o final de ano .
  • marinalva Seg 26 Dez 2011 21:17
    parabéns pelas ideias, perfeito vou realizar no programa
    de décmo terceiro sábado da igreja.
    fiquei muito feliz!!!!!!


Seu comentário :

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (54.87.89.176) para se identificar     



Abrir a barra
Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para bhjk

Precisa estar conectado para adicionar bhjk para os seus amigos

 
Criar um blog